Pular para o conteúdo

Teste de Proficiência em Língua Japonesa

Interesse pela realização do JLPT em Santa Catarina

Teste de Proficiência em Língua Japonesa (JLPT) ou 日本語能力試験 (nihongo nōryoku shiken) é um meio confiável de avaliar e certificar a proficiência em japonês de falantes não nativos. O teste geralmente é feito duas vezes por ano, em julho e dezembro. No Brasil, o teste é aplicado pelo Centro Brasileiro de Língua Japonesa (CBLJ) em cidades como São Paulo, Porto Alegre e Curitiba.

Este formulário tem como objetivo verificar o número de pessoas interessadas em realizar o JLPT (Teste de Proficiência em Língua Japonesa) no estado de Santa Catarina.

O levantamento do número de interessados está sendo realizado pela FANSC (Federação das Entidades Nikkeis de Santa Catarina) com o objetivo de verificar a viabilidade da realização da prova no nosso estado.

Link para o formulário:
 https://forms.gle/RW47PncVe24wxzTq8

Sobre o JLPT

O Teste de Proficiência em Língua Japonesa (JLPT) ou 日本語能力試験 (nihongo nōryoku shiken) é oferecido pela Japan Foundation e Japan Educational Exchanges and Services (anteriormente Association of International Education, Japan) desde 1984 como um meio confiável de avaliar e certificar a proficiência em japonês de falantes não nativos. Com o tempo, os candidatos ao teste se tornaram mais diversificados e o uso dos resultados do JLPT expandiu-se da medição de habilidades para incluir triagem de emprego e avaliação para promoções e aumentos salariais, bem como o uso como uma forma de qualificação. O teste geralmente é feito duas vezes por ano, em julho e dezembro. No Brasil, o teste é aplicado pelo Centro Brasileiro de Língua Japonesa (CBLJ) em cidades como São Paulo, Porto Alegre e Curitiba. 

Níveis

O teste possui 5 níveis, do N5 ao N1, sendo N5 o nível mais básico e N1 o nível mais avançado. 

Parâmetros de Aprovação do JLPT (retirado do site do CBLJ)

Conteúdo do Exame

As matérias do Exame e o tempo de duração para cada nível são conforme o quadro abaixo.

Matérias do exame (retirado do site do CBLJ)

No site oficial do JLPT, também é possível responder questões teste. O conteúdo do site é em inglês, mas as questões são em japonês.
https://www.jlpt.jp/e/samples/forlearners.html

Todas as informações foram retiradas do site do Centro Brasileiro de Língua Japonesa (CBLJ) e do site oficial do JLPT:
https://www.jlpt.jp/e/
https://cblj.org.br/pt/exame/exame-de-proficiencia-em-lingua-japonesa