Pular para o conteúdo

Sushi

A culinária japonesa começou a ser popularizada no Brasil quando os restaurantes japoneses (praticamente frequentado por orientais) introduziram em seus cardápios os combinados, que misturavam várias porções de pratos quentes e frios (notadamente sushis e sashimis), dando oportunidade aos clientes de conhecerem e saborearem a variedade da gastronomia japonesa. Os rodízios com pratos japoneses surgiram em meados de 1997, e os festivais de sushis e sashimis, e temakerias, pegaram carona com a conscientização de uma alimentação saudável, pois a culinária japonesa utiliza em seus pratos tradicionais muitos peixes, frutos do mar, verduras e produtos naturais.

Com o interesse crescente, os apreciadores da culinária japonesa em Florianópolis queriam aprender a fazer seus próprios pratos, e procuraram japoneses que pudessem ensinar essa arte. No entanto, não havia nenhum residente de Florianópolis que ensinasse. Em 2003, a ANC convidou Seiji Korosue, sushiman vindo de São Paulo que fixou residência em Florianópolis, a ensinar os vários interessados em aprender, desde os seus associados, como à comunidade. A primeira turma ocorreu em abril de 2003, e a partir de então, nasceu o curso de sushi na Associação Nipo Catarinense, ministrado no extinto espaço do Córrego Grande – Florianópolis, com pequenas turmas mensais. Após a perda deste espaço, o curso ficou suspenso por cerca de 1 ano, mas com a grande procura, principalmente de não associados (cerca de 90%), Seiji decidiu abrir as portas de sua casa para poder atender à demanda, mas com capacidade mais limitada em função do espaço não ser ideal.

Nesses mais de 18 anos de curso, participaram em média 45 a 50 pessoas por ano, que conheceram e aprenderam essa arte da culinária japonesa. Vários interessados veem esse aprendizado como oportunidade de negócio e emprego.

curso básico de sushi tem por objetivo fornecer ao participante o conhecimento básico da arte de preparo do sushi. No curso, o participante aprende todas as etapas do processo, desde a preparação do arroz até a execução final do prato. São ensinados o preparo de vários tipos de sushi, o hossomaki (sushi fino), o uramaki (sushi invertido), niguiri e temaki. Ministrado pelo Sr. Seiji Korosue, o curso é prático e o participante tem supervisão constante ao longo de todo o processo de preparo dos diversos tipos de sushi. Além disso, o curso conta com uma apostila didática e cada participante recebe, além da apostila e de todos os ingredientes, uma esteirinha para enrolar sushi (sudarê) e uma faca. Ao final do curso, os participantes podem degustar e levar para casa os seus próprios sushis (mais de 70 peças).