Pular para o conteúdo

Data: 22/08/2021 (domingo), das 10h às 17h;
Local: Praça XV de Novembro, Florianópolis.

A Associação Nipo-Catarinense participou através de apresentações feitas pelo grupo Shimadaiko (taikô) e Ikiru Yorokobi (bon odori), bem como a venda das já apreciadas comidas da culinária nipônica (sushi, guioza, yakisoba e dorayaki).

Data: 02/11/2021 (terça-feira de Finados), das 10h às 17h (originalmente a Feira aconteceria no dia 31/11, dia de Halloween, mas foi adiada devido às chuvas);
Local: Praça XV de Novembro, Florianópolis.

A Associação Nipo-Catarinense participa novamente através de apresentações feitas pelo grupo Shimadaiko (taikô) e Ikiru Yorokobi (bon odori), bem como a venda das já apreciadas comidas da culinária nipônica (sushi, guioza, yakisoba e dorayaki). Desta vez, o tema será “misticismo”. O mês de outubro agora consta oficialmente no calendário do município de Florianópolis, através da nº 18139/2021, como “Outubro Místico”, iniciativa que surgiu da vontade de valorizar a mitologia local e resgatar a cultura mística da ilha. O sobrenatural e o misticismo também estão presentes na cultura japonesa. Os “youkai” (妖怪 – demônio, espírito, ou monstro) podem ser monstros ou criaturas sobrenaturais, alguns humanos com características de animais ou vice-versa, como o “oni” (ogro), a “bakegitsune” (raposa), a “yuki-onna” (mulher da neve), dentre outros.

Data: 20/11/2021 (sábado);
Horário: 9h às 12h e 13h30 às 17h;
Local: sede da ANC, na Avenida Hercílio Luz, 639, sala 906, Centro de Florianópolis.

Principais serviços oferecidos:
 Solicitação de emissão de passaporte japonês;
※ Solicitação de Certidão Consular;
※ Atualização do Registro Civil japonês (Koseki Tohon);
 Cadastramento de eleitor japonês residente no exterior.

Estiveram presentes no atendimento consular itinerante o Vice-Cônsul Furuya Masaru, Bruno Shimada e o motorista do Consulado, Akira.

Data: 28/11/2021 (domingo);
Horário: 12h;
Local: Rua Lauro Linhares, 1315 (salão de festas)

A palavra bounenkai (忘年会 – ぼうねんかい – “bou” – esquecer, “nen” – ano, “kai” – reunião/encontro) significa “vamos esquecer o que houve de ruim este ano e festejar a chegada do ano que vem para que possamos nos esforçar também”. Neste encontro, conversamos, comemos um prato típico japonês e desejamos um ótimo ano novo! Contamos com a presença de diversos associados e amigos.

Neste encontro os participantes puderam desgustar vários pratos típicos da culinária japonesa. O cardápio foi composto de: salada de harusame, salada de acelga, salada de pepino (entradas); gyoza, tempura de legumes, yakizakana (peixe assado), tonkatsu, arroz com shimeji, arroz branco e misoshiru (pratos principais); água, chá e refrigerante; frutas diversas.