Pular para o conteúdo

2016

O evento 2° Festival do Japão de Santa Catarina – Tanabata Matsuri (Festival das estrelas) foi realizado nos dias 08 e 09/07/2016, no Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa, próximo a Praça XV de Novembro – Centro. Nesses dois dias foram feitas diversas atividades culturais japonesas, tais como oficinas, exposições, apresentações, demonstrações, venda de produtos, bem como as já apreciadas comidas da culinária nipônica.

*Programação do evento
*Página do evento do Facebook
*Fotos Tanabata Matsuri 2016

O Consulado Geral do Japão em Curitiba realizou o serviço consular em Florianópolis no dia 15 de outubro de 2016 (sábado) na sede da Associação Nipo-Catarinense, localizada no Centro de Florianópolis, das 9:00 às 12:00 edas 13:30 às 17:00.

Principais serviços:
* Solicitação de emissão de passaporte japonês (e retirada dos solicitados até o dia 10/10/2016)
* Solicitação de certidão consular (e retirada das solicitadas até o dia 10/10/2016)
* Atualização do Registro Civil japonês (Koseki Tohon)
* Orientações relacionadas a assuntos consulares
* Cadastramento de eleitor japonês

O curso de língua japonesa da ANC realizou uma AULA ESPECIAL, Intercâmbio entre Japão e curso de japonês no dia 29/10/2016. O Wakamiya-maru é o nome de um navio japonês que os tripulantes deram a volta ao mundo pela primeira vez no Japão. Eles passaram por Santa Catarina durante essa volta. As crianças da cidade de Ishinomaki de onde o Wakamiya-maru partiu contararam essa história diretamente do Japão ao vivo via internet para alunos no formato de Kamishibai (kamishibai: contação de história com utilização de painéis de desenho.).

​Os alunos do curso de japonês dos níveis intermediário e avançado apresentaram o Brasil e Santa Catarina. Mais de 30 alunos e convidados participaram nesse evento e aproveitaram assistindo essa história e se comunicando com as crianças japonesas.

Através desse evento, esperamos que Brasil e Japão sejam mais amigos e que aprendam mais sobre a cultura um do outro.