Pular para o conteúdo

Shodo (書道, o “caminho da escrita”), ou caligrafia japonesa, relaciona-se com uma evolução do shuji, parte da alfabetização japonesa que treina a escrita de forma correta e equilibrada. O praticante de caligrafia busca a parte artística. É um aprendizado para a vida toda, uma busca que não tem fim. Praticar shodo possibilita a transmissão de nossos sentimentos por meio dos traços do pincel. Serve como uma terapia mental que deixa o praticante mais sereno e relaxado, como uma meditação feita de forma ativa.

O professor Eduardo Corrêa iniciou seus estudos em shodo no ano de 2012, em uma oficina no Bunkyo de São Paulo. Em 2015 iniciou estudos presenciais com a Sensei Tazuko Arima da Colônia de Ivoti-RS, e em 2019, residindo em Brasília, estudou na escola Moderu Kou com Sensei Kenzo Cavamura. Em 2020, em função da pandemia, iniciou aulas on-line com Sensei Kenzo durante 2 anos e no presencial com Sensei Arima no RS. Em janeiro de 2020, como aluno da Moderu Kou, teve 2 trabalhos premiados no Templo Shimabata Taishakuten (柴又帝釈天) da cidade de Tóquio em concurso que participaram alunos do mundo todo. Em 2021, ficou em 3º lugar em concurso nacional de shodo organizado pela CBLJ de São Paulo.

Curso básico do primeiro semestre de 2024!

O curso básico de shodo, que será ministrado neste primeiro semestre de abril até julho, visa transmitir ao aluno a teoria e os traços básicos da caligrafia japonesa, bem como os primeiros kanji (correspondentes ao nível N5 do teste de proficiência em língua japonesa).

Início do curso: 3 de abril (quarta-feira), com aulas uma vez por semana das 19h às 20h30;
Idade mínima para participar do curso: 10 anos;
Investimento: R$160/mês para associados da Associação Nipo-Catarinense e R$180/mês para não associados. O material será emprestado;
Inscrições com o professor Eduardo pelo WhatsApp 54 9186-0423 ou pelo e-mail kobukanbudo@gmail.com.