Pular para o conteúdo

Seinenkai

Há 40 anos a Associação Nipo-Catarinense (ANC) vem trabalhando para a preservação e o desenvolvimento da cultura japonesa na cidade de Florianópolis e região através de grupos esportivos-culturais como o Shimadaiko, Floripa Ichiban, Ikiru Yorokobi e as aulas de nihongo. Foi graças a essas iniciativas que nós nos conhecemos e formamos os laços que nos impulsionam a buscar cada vez mais o entendimento e a vivência da cultura nipo-brasileira e japonesa.

Em 2022 e 2023 a ANC nos proporcionou a oportunidade de participar do XXVII e XXVIII Fórum Nacional dos Jovens Líderes das Entidades (Revi), evento organizado pelo Bunkyo: Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social. Dos diversos aprendizados que tivemos, o evento afirmou uma necessidade que já vínhamos notando aqui – a de um lugar para podermos confraternizar e vivenciar a cultura japonesa de forma não limitada a uma área específica como nos grupos já existentes, e sim com um alcance mais amplo. Para satisfazer essa necessidade, tomamos então a iniciativa de fundar o seinenkai Yuuai.

Yuu (結) significa laço, união, vínculo entre coisas, pessoas e ideias. Ai (会) significa  encontro, reunião de pessoas. Ainda, a leitura Yuuai, com kanjis diferentes (友愛), significa fraternidade, amizade.

Como o nome propõe, nós temos o intuito de criar um grupo que desperte nos membros o sentimento de pertencimento à comunidade nikkei local, um lugar seguro para aprender e se desenvolver. Nossos objetivos são fortalecer os laços entre jovens nikkeis e entusiastas da cultura japonesa; participar ativamente da construção do nosso kaikan e seus eventos; criar um espaço de formação de identidade nikkei e  amarela; e cultivar nossa relação com a cultura nipo-brasileira e japonesa. Acreditamos ser através da valorização do coletivo que se constrói uma comunidade preparada para encarar os desafios de uma sociedade que se torna cada vez mais individualista. Dessa forma, nos comprometemos a ter como guia um profundo respeito à pluralidade de opiniões, à diversidade de identidades, assim como às limitações e habilidades de cada um, abrindo espaço para o protagonismo de cada membro no desenvolvimento de nossas atividades, eventos e projetos.

Daremos continuidade ao trabalho da ANC com imensa gratidão àqueles que construíram a nossa comunidade nikkei na Ilha, por fundarem as bases necessárias para o nosso crescimento atual. Ansiamos para que o que hoje é semente em breve floresça e frutifique e que dessa forma nossos laços se fortaleçam e multipliquem.