Pular para o conteúdo

Sobre a Associação Nipo-Catarinense

A imigração japonesa ao Brasil resultou no desenvolvimento de diversas cidades e comunidades nipônicas no país inteiro. Apesar de o dia 18 de junho de 1908 ser considerado o marco da imigração japonesa no Brasil, com a vinda de mais de 750 japoneses a bordo do navio Kasato Maru, em Santos, nipônicos anteriormente já haviam pisado em território brasileiro. Em 1793, o navio Wakamiya Maru, que circundava o litoral do Japão, naufragou e ficou à deriva, sendo arrastado pela correnteza do mar durante sete meses. Os quatro tripulantes chegaram a uma ilha do território russo e, em seguida, se deslocaram para Irkutsk, uma das cidades do mesmo país. O navio que se dirigia para o Oriente com esses quatro tripulantes nipônicos foi atingido por uma tempestade, obrigando a tripulação fazer uma escala no dia 20 de dezembro de 1803, no porto onde hoje se situa a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, a fim de reparar as avarias no navio. Há dados indicando a permanência da embarcação em território brasileiro até o dia 4 de fevereiro do ano seguinte. Portanto, o fato deu-se há cerca de 100 anos antes da chegada do Kasato Maru. 

Em Santa Catarina os japoneses começaram a formar colônias agrícolas a partir de 1961, buscando um lugar para se fixarem e viverem do cultivo da terra. As famílias se estabeleceram em sete colônias nipônicas, nos municípios de Curitibanos, Frei Rogério, São Joaquim, Lages, Joinville, Caçador e Florianópolis. Em Florianópolis especificamente, os japoneses começaram a chegar ainda na década de 1950. Uma curiosidade é o fato de que foi o japonês Noboru Oda o responsável por trazer a primeira rede de cerco para a Ilha de Santa Catarina, na região da Armação do Pântano do Sul. A forma diferenciada de pesca promoveu a geração de renda e grandes benefícios à economia da região e do município.

A Associação Nipo-Catarinense é formada por apreciadores da cultura japonesa e exerce atividades de divulgação da cultura japonesa em Santa Catarina, estimulando o ensino da língua japonesa e promovendo cursos, palestras e exposições. Foi fundada em 6 de Novembro de 1983 e é uma entidade sem fins lucrativos, declarada de Utilidade Pública Estadual pela Lei Nº 6.396 de 12/07/1984 e de Utilidade Pública Municipal pela lei Nº 2.595 de 16/06/1987. 

O Governo Federal instituiu o dia 18 de junho como Dia Nacional da Imigração Japonesa pela Lei Federal nº 11.142/05. No dia 19 de junho de 2006 ocorreu a fundação da Federação das Associações Nikkeis de Santa Catarina. Essa Federação articula, dentre outras atividades, em prol do desenvolvimento do beisebol e softbol no Estado. Em 2010, foi instituída através da Lei nº 15.324, no âmbito do Estado de Santa Catarina, a Semana Estadual da Amizade Brasil-Japão, que é comemorada anualmente em dezembro.

Se você tem interesse pelo Japão, ou pelas atividades da Associação, encontrou o lugar certo. Nosso objetivo é promover a cultura japonesa em Santa Catarina. Fazemos isso através de aulas e cursos de japonês, aulas e cursos de artes japonesas, eventos, encontros e outras atividades.Nós, os associados, apreciamos o Japão. E você pode associar-se ou participar de qualquer evento ou curso da nossa programação, independente de religião, etnia ou nacionalidade. Além de promover a cultura japonesa no estado, a Associação Nipo-Catarinense também atua em várias atividades no processo de relacionamento com o Japão. A Associação tem laços de cooperação com o Governo do Estado de Santa Catarina, com o Consulado Geral do Japão em Curitiba e com organizações catarinenses e japonesas que mantêm relacionamento de co-irmãs. Ela desempenhou importante papel na implementação do Convênio de Estados Irmãos entre o Estado de Santa Catarina e a Província de Aomori.