Pular para o conteúdo

Festa das Estrelas (Tanabata Matsuri)

TANABATA MATSURI é um festival japonês comemorado geralmente no 7º dia do 7º mês do ano. 

A lenda de Tanabata conta a história de amor entre duas estrelas. Há muito tempo, morava próximo do rio de estrelas Amanogawa (Via Láctea) uma princesa chamada Orihime (Vega) que se apaixonou por um jovem boiadeiro Hikoboshi (Altair). Entristecido com a irresponsabilidade do casal – que passara a viver apenas em torno do amor, deixando de lado seus afazeres e obrigações diárias – o pai de Orihime decidiu separá-los. Permitiu que se encontrassem apenas uma vez por ano, no sétimo dia do sétimo mês do calendário lunar, desde que cumprissem as suas tarefas diárias. 

?

O evento Tanabata Matsuri celebra a sabedoria e o desejo de Orihime e Hikoboshi de aprimorar as habilidades e trabalhar duro para poderem se encontrar. Durante o Festival é costume escrever pedidos em tiras de papéis coloridos (tanzaku) e amarrá-los em ramos de bambus (sasa no ha), que simbolizam a purificação. A tradição diz: “olhe para o céu e escreva o seu pedido”. A lenda diz que, se os desejos forem do fundo do coração, são atendidos no momento mágico do encontro entre Orihime e Hikoboshi, como uma forma de gratidão pela dádiva recebida.  

??????????????????

TANABATA MATSURI DA ASSOCIAÇÃO NIPO-CATARINENSE 

O evento do Tanabata Matsuri da Associação Nipo-Catarinense, feito juntamente com a colaboração do Consulado Geral do Japão em Curitiba, iniciou em 2015. Desde então, continua se realizando esse evento todos os anos em julho (exceto durante a pandemia).  Normalmente, o evento é realizado durante um final de semana, e nesses dois dias são feitas diversas atividades culturais japonesas, com apresentações de taikô (tambores japoneses), shamisen (instrumento de corda japonês), bon odori (dança típica japonesa), dentre outras, além de oficinas de origami (dobradura em papel), mangá (desenho japonês), shodô (escrita japonesa em pincel), nihongo (aula experimental de língua japonesa), ikebana (arte dos arranjos florais), bonsai (cultivo de árvores em pequenos vasos), dentre outras. Também há venda de comidas típicas da culinária nipônica, como sushi, curry rice e lámen. 

Em 2024, o VIII Tanabata Matsuri será realizado nos dias 6 e 7 de julho no Jardim Botânico de Florianópolis! Acompanhe nossa página do Instagram para atualizações sobre o evento e programação!

Confira aqui as fotos oficiais do evento!

 

SEJA UM VOLUNTÁRIO NO EVENTO! 

O Tanabata Matsuri é um evento grande e com vários atrações. Por isso, necessitamos de voluntários para a preparação e realização deste evento e gostaríamos de contar com o seu apoio! Para mais informações, acesse o formulário: https://forms.gle/UJW1ygUwDLidxDNz9