Pular para o conteúdo

Taikô (Tambores Japoneses)

O taikô é um instrumento milenar japonês, considerado divino, pois diziam que seu som poderia alcançar os Deuses, além de ter sido utilizado como meio de comunicação entre longas distâncias. Os japoneses usavam o taikô em festivais e rituais para rezar e agradecer pelas boas colheitas, mas também para manter à distância os inimigos, intimidando-os e os assustando com seu som, bem como para coordenar e estimular a coragem das tropas. O som produzido pelo taikô é diferenciado por sua vibração, eco e som residual. Também é muito comparado ao coração por sua batida. Essas características mexem muito com a emoção das pessoas que escutam.

Conhecido como arte dos tambores japoneses, o taikô foi levado ao mundo pelos imigrantes japoneses. Com intuito de preservar a arte e difundí-la aos demais, o taikô foi sendo ensinado por diversas gerações ao longo dos anos e assim a tradição da arte se manteve. Os grupos artísticos de taikô surgiram mais recentemente. No taikô, a música é tocada conciliando-se as batidas com o movimento corporal. Um som, um movimento. É essa combinação de arte visual e sonora que a torna uma arte única. Por ser um grande exercício, é preciso ter preparo físico, ritmo e coordenação motora, mas acima de tudo, é preciso gostar de taiko, pois essas outras qualidades podem ser adquiridas/desenvolvidas se existir esforço da pessoa.

No ano de 2005, foi criado o grupo Shimadaiko da Associação Nipo Catarinense, em Florianópolis. “SHIMA” significa ilha e “DAIKO” significa taikô. As atividades iniciaram em maio do referido ano e continuam até hoje. A criação do grupo teve como objetivo, preservar e divulgar uma parte da rica cultura japonesa, bem como promover a integração entre seus participantes, criando um ambiente saudável e seguro, de modo que estes pudessem crescer como indivíduos, bem como um grupo forte e unido. Propõe-se criar disciplina como grupo, incentivando a organização e motivando a liderança.

Inicialmente, as apresentações eram realizadas nos eventos abertos para a comunidade promovidos pela ANC, mas ao longo de sua existência, recebeu muitos convites para realizar apresentações em eventos públicos e particulares na cidade de Florianópolis e em todo o estado de Santa Catarina. Além das diversas apresentações, o grupo realiza ensaios, treinos e aulas para os interessados, que auxiliam na divulgação e difusão dessa arte milenar. Ao longo desses mais de 16 anos de existência, centenas de pessoas passaram pelo grupo.

Para acompanhar o local dos treinos, acesse o perfil do Shimadaiko no Instagram.

Interessados em treinar podem entrar em contato através das páginas no Facebook ou Instagram.