Pular para o conteúdo

Softbol e Beisebol

O beisebol, originado do cricket antes de 1700 tem suas raízes na Inglaterra, de onde foi levado aos Estados Unidos da América por imigrantes ingleses e de lá ao Japão e demais países. Chegou a São Paulo por meio de funcionários norte-americanos de empresas e do Consulado dos Estados Unidos. Como era disputado apenas como forma de lazer, foi com a imigração japonesa no início do século XX que o beisebol brasileiro se desenvolveu.

O softbol é um esporte derivado diretamente do beisebol e surgiu durante o recesso do campeonato das ligas americanas e, para não ficarem totalmente parados, começaram a jogar um beisebol mais leve, dando origem ao esporte. No Brasil, o softbol só começou a ser praticado com maior intensidade a partir da década de 70, principalmente por mulheres. Hoje é praticado também entre os homens em vários níveis e faixas etárias.

De acordo com a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), são mais de 30.000 praticantes de beisebol e softbol, 120 times espalhados pelo Brasil e em torno de 55 campeonatos nacionais e internacionais por ano. No ano de 2016 foi oficializada pela CBBS o softbol masculino, com intuito de participar em jogos internacionais e incentivar a modalidade em nível nacional. Para a olimpíada de 2021, o softbol feminino e o beisebol masculino retornaram ao programa olímpico. Representando a cidade de Florianópolis, o time Floripa Ichiban realiza treinos semanais abertos à comunidade, e tem como participantes pessoas de todas as idades.

O time Floripa Ichiban de beisebol e softbol surgiu em 2004 e se tornou a equipe pioneira no estado de Santa Catarina a praticar a modalidade. No início, o time recebeu doações de materiais e equipamentos de clubes de Curitiba e do estado de São Paulo. A doação de luvas de softbol pelo empresário Marcos Matida impulsionou o projeto, além do essencial apoio da diretoria da ANC, bem como de alguns associados. Com isso, possibilitou a reaproximação dos antigos e atraiu novos associados, resultando em adesão efetiva de jovens.

Em todos esses anos desde seu inćio, a equipe Floripa Ichiban participou de diversos eventos em nível nacional e regional, dentre eles o Campeonato Brasileiro Aberto Interclubes de Softbol, em Londrina, o Torneio Cidade de Curitiba de Softbol e mais recentemente, a Liga Catarinense de Beisebol.

Atualmente, os treinos estão ocorrendo aos sábados das 8h30 às 12h no fim da Servidão Caminho do Porto, próximo ao Núcleo de Estudos em Patologia Aquícola da UFSC, no Itacorubi.

Interessados em treinar podem entrar em contato com o Floripa Ichiban através das páginas abaixo: